Quem somos

Missão & Valores


A "Casa do Pombal - A mãe",  Centro de Acolhimento Temporário (C.A.T.), localizada em Aveiras de Cima tem como objetivo geral acolher 20 crianças de risco dos 0 aos 18 anos, vitimas de maus tratos, e/ou exclusão social com situações suscetíveis de comprometer a sua segurança, saúde, educação e formação moral.


..." Uma criança para sentir o valor da vida, precisa de quem lhe faça bater o coração e saber que a vida passa por aí"              - Padre António Cardoso -

A Nossa História

Chamado à sua vocação, a de Sacerdote católico, o Padre António José de Barros Cardoso, tem posto a sua vida. com entrega e disponibilidade total, ao serviço de quem mais sente necessitar.


Pároco em Aveiras de Cima desde 1967 tem uma marcada trajetória social. Através do Centro Social e Paroquial que preside dá resposta Social contínua a centenas de crianças e idosos nas valências de Jardim de Infância e Lar de Idosos - Centro de Dia. Realiza anualmente uma colónia Balnear de Férias com cerca de 400 crianças e 80 idosos.


Desta Obra nasceu o desejo de ajudar também os que não têm família funcional, acolher as crianças filhas de ninguém ou "órfãos de pais vivos". Esta inquietação tornava-se cada vez mais urgente e para lhe dar resposta ao receber uma herança de família, transformou-a na consolidação do seu sonho e compromisso com estas crianças.


Assim surgiu a Casa do Pombal - a Mãe


A Casa do Pombal foi a casa que adquiriu e que juntamente com alguns amigos e mais de uma centena de paroquianos que se prontificaram a ser sócios transformou na sede deste projeto.


A Associação Casa do Pombal - A Mâe assim formada tem a consciência de que embora uma mãe seja insubstituível, muitas crianças necessitam de uma mão amiga que se de todo não lhes conseguir restituir as suas mães as subsitua o mais possível. Uma criança mesmo sem família pode viver e ser feliz se na vida encontrar alguém que lhe saiba dizer:


" Para sentir o valor da vida é preciso que alguém nos faça bater o coração e sabermos que a vida passa por aí"


Share by: