O que fazemos

O que fazemos

Objetivos

Este C.A.T. tem como Objetivos Gerais o acolhimento de crianças  em risco  proporcionando-lhes os meios que contribuam para um desenvolvimento saudável:

• Cooperar com organismos públicos e privados em ordem a detetar crianças em situação de risco e proceder a todos os trâmites para a resolução dos problemas encontrados;
• Acolher nos limites da sua lotação todas as crianças para as quais o Centro se sinta capaz de dar resposta, nomeadamente no âmbito da saúde e segurança;
• Garantir os cuidados de saúde, uma alimentação e adequada formação escolar assegurando as diferentes etapas do seu desenvolvimento  respeitando  sempre a individualidade e privacidade de cada criança
• Definir de acordo com o diagnóstico de cada situação o projeto de vida da criança, tentando encontrar a resposta mais adequada: reinserção na família natural , próxima ou alargada como primeira medida; inserção numa família alternativa privilegiando a adoção ou internamento mais prolongado em outra instituição.
• Fomentar a socialização, integrando a criança nos recursos existentes no meio de ocupação de tempos livres, de acordo com os seus interesses e potencialidades.
• Acompanhar e estimular o seu desenvolvimento integral, desenvolvendo o saber  crescer em alegria e amizade, com respeito pelo outro e pela natureza. Transmitir a dimensão Cristã segundo o projeto do Evangelho embora respeitando a liberdade religiosa de cada um.




A Importância do toque emocional, afetivo e terapêutico é a nossa premissa.
Chegar ao âmago da criança que nos chega, com necessidades específicas da sua condição de vida, com inúmeras perdas afetivas, dando-lhe uma atenção individualizada. Cuidar  escutando é o  inicio a um trabalho de reparação. É esta dinâmica continuada, que exige um saber fazer profissionalizado em constante formação, na escuta, na avaliação, na cooperação e comunicação, atendendo ao superior interesse da criança, às suas necessidades e  à sua voz.
 É desta forma que são constituídas as equipas  de profissionais que “ moram” na Casa do Pombal – A Mãe:

Share by: